sábado, 14 de maio de 2011

COMENTÁRIOS À PACTUAÇÃO DOS IRMÃOS DO HILÉIA - 1

I. Da Nossa Denominação [ESTAMOS DE ACORDO QUE]:1) Igreja para nós é a congregação local e visível de crentes salvos, biblicamente batizados, unidos e fraternizados por um pacto respaldado pelos princípios bíblicos principalmente no Novo Testamento; sendo Jesus de Nazaré seu Único Fundador, Bispo, Sumo Pastor e Cabeça de todas as igrejas que Lhe pertencem (cf Mt 16.16-19; Ap 1.20; I Co 11.3; Ef 1.22; Col 2.10, 19); que unidos pelo batismo em Cristo os membros crescem para santuário do Deus Vivo (cf Col 2.19; I Cor 3.16; 6.19; Ef 4.4, 12, 16); de estarmos comprometidos a ser a igreja gloriosa depositária das promessas feitas por Deus através de seu Filho Jesus Cristo de Nazaré(cf Mat 16.16-18; I Jo 3.1, 2).

 Não há nas páginas das escrituras sagradas a aplicação do termo igreja (gr ek-klesia) referindo-se uma organização regional, nacional, internacional, mundial ou universal; não existe no NT a igreja universal e invisível. O Reino de Deus é Universal e transcedente, a igreja é como células desse Reino com vida própria; o termo ek-klesia 85% das vezes refere-se diretamente a uma comunidade de pessoas regeneradas unidas em Cristo pela fé comum nele, o restante refere-se de um modo conceitual, mas nunca como uma organização mundial. Portanto igreja cristã não é universal nem mundial.
 A igreja que Cristo fundou é a comunidade do Reino de Deus; o Reino de Deus já chegou para elas; já foi inaugurado, pois essa é a tônica da mensagem evangélica – a chegada do Reino entre nós! Estamos com os pés aqui, mas nossas vidas está nAquele que é a nossa vida! Nosso Senhor ao ressuscitar e elevar-se acima de todos os céus nos assentou nas regiões celestes reinando com Ele! A nossa vida por força e poder deste Reino está guardada e escondida em Deus. Aleluia!
 Os componentes das igrejas são pessoas que ressuscitaram do império da morte para o Reino do Filho, isto é, participam da ressurreição de Cristo. As pessoas arrependidas se convertem a Cristo e recebem o Dom do Espírito, que as regeneram e são nEle batizadas. O batismo de pessoas não convertidas, ou que tenham idéias mágicas acerca do ato do batismo, não deve ser considerado como batismo cristão, mas um simples banho. Os que se batizam em Cristo, sinalizam suas conversões e sua união à fé, doutrinas, ordem e disciplina da igreja neotestametária. Os que se identificam com Cristo o seguem na congruência dos seus atos redentivos (Morte-Sepultura-Ressurreição-Glória).
 O batismo bíblico é a imersão do crente na ordem de Cristo em Nome da Trindade; o batismo é administrado aos convertidos a Cristo que estão cientes das implicações em assumir a fé evangélica, do Senhorio dEle e da união(pactuação) à comunidade dos também crentes. Os que recebem a Palavra de Cristo são admitidos às igrejas através do batismo. Com os desvios posteriores ao NT o batismo adquiriu caráter mágico e sua forma alterada não autorizada a despeito das circunstâncias e conveniências.
 A união a Cristo implica em aliançar-se ao seu Novo Testamento (NT), ou Novo Pacto. Nas igrejas neotestamentárias há um só batismo, um só Senhor, uma só fé, um só Deus e Pai. Os apóstolos foram enviados por Cristo para estabelecer o fundamento das igrejas de Cristo que é a Rocha Angular ou Principal. Esse fundamento ficou definido nas páginas do NT; ele não está sendo definido, mas já está perfeito.
 Quando se diz ‘um só batismo’ considera-se outros como estranhos quando fora do discipulado e ordem de Cristo; quando se diz um ‘só Senhor’ considera-se apenas Cristo como único Mestre(discipulador), chefe & ordenador das igrejas na instrumentalidade das Escrituras Sagradas; O Senhor foi exaltado por sua justiça em poder e glória à dextra da Majestade nas alturas;
 quando se diz ‘uma só fé’ considera-se a fé evangélica como única sem misturas nem desvios; considera-se a reforma anabatista como pioneira da fé evangélica, mas está além, pois a consideramos como originária e fiel ao NT; a considerada protestante é incompleta e rançosa pois conservou idéias sacramentais e judaizantes;
 Quando se diz ‘um só Deus e Pai’ é que não há deuses e ídolos em confrontação e oposição ao Único Deus e Verdadeiro; o romanismo coloca os padres como os pais espirituais dos crentes, mas Cristo ordenou que a ninguém no nível dos crentes chamássemos de pai, porque um só é o nosso Pai aquele que é o celestial; o romanismo coloca os padroeiros e padroeiros a merecedores de devoção como deuses inferiores a Javé; o mundanismo coloca outros deuses como a avareza, o hedonismo, o materialismo, o sensualismo, o egoísmo que deformam as igrejas não radicalizadas em Cristo e sua verdade; a fé evangélica fiel ao NT está fundamentada na pessoa do Filho de Deus que é o Caminho, a Verdade e a Vida!
 O conceito de igreja definido e aceito por nós batistas é baseado no NT, pois é em sua revelação que ela é estabelecida. A igreja fundada por Cristo em Jerusalém foi local e visível e O apresenta como único fundador e chefe dela, bem como as demais que nasceram do comando do seu IDE. Igreja onde um monarca, uma comissão chefia as igrejas, não devem ser consideradas verdadeiras, pois ao NT tais igrejas são estranhas. O que dá identidade a uma igreja como fiel e verdadeira é seu fundamento neotestamentário não sua placa de cristã. Se há um monarca chefiando as igrejas, como vice de Cristo, as mesmas se descaracterizam como verdadeiramente cristãs. Pois Cristo deixou só um substituto, o Espírito Santo!
 A igreja local é um edifício; os seus membros são pedras vivas que crescem como santuário de Deus. A igreja não é o prédio, mas a unidade em Cristo de crentes; essa unidade forma o corpo da igreja que pela pactuação estão sujeitos uns aos outros e que, por isso devem prestar consideração, contas, apoio mutuo e transparência na suas relações e serviços. O corpo formado por crentes em Cristo é o Santuário do Espírito, não o prédio. Esse corpo cresce na graça e no conhecimento do Fundador e Chefe da igreja através do amor, em submissão, serviço e fidelidade!
 Se houve desvio do respaldo bíblico que caracteriza uma igreja como verdadeira, não é presunção dos batistas fiéis, mas problema de consciência e zelo dos adeptos das outras igrejas infiéis aos princípios do NT. Ora, é muita presunção, arrogância e cinismo dizer que as igrejas infiéis são verdadeiras quando desrespeitam a Palavra do Deus Vivo; e é um grande engano supor que as promessas feitas aos crentes fiéis do NT sejam para os que se unem a mentira e a falsidade e que são desleais aos seus princípios; muito claramente àquelas igrejas que promovem práticas estranhas ao NT, oriundas do candomblé e do misticismo popular;“ninguém vos engane com palavras vãs, pois a ira de Deus vem sobre os que praticam tais coisas, sobre os filhos da desobediência” (vf Ef 5.6). Há pouco tempo vi um ‘testemunho’ de ‘cura’ causado por uma chamada ‘rosa consagrada’, a ‘irmã’ curada relatou que ingeriu uma pétala o que a fez curar de um einchaço em uma das pernas – uma fé estranha, um evangelho estranho, um batismo estranho; tem gente que aceita com ingenuidade, nós não devemos, pois devemos zelo às Escrituras Sagradas! Gostaria de acreditar que essa cura tenha vindo de Deus, mas as Escrituras não me permitem! Hoje é a Palavra que respalda qualquer sinal, não o contrário! E aos últimos dias os prodígios estão relacionados com atividade maligna! Não digo com isso que não creio em milagres!

continua...

AUTOR: LINS, C.D.F. - Igreja Batista do Caminho no Hileia
MANAUS-AM, 2011.

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