domingo, 13 de abril de 2008

As Quatro Aplicações da Palavra

RECEBER => GUARDAR=> OBEDECER=> MEDITAR

A Palavra de Deus é Eterna e Produz Resultados.
“Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” - Isaías 55:10, 11.

A Palavra de Deus é Viva e Eficiente.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”(cf Hebreus 4:12).

A Palavra de Deus dá Vida aos que dela se Alimenta.
“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”- (cf Mateus 4:4).

A Palavra de Deus é a Verdade. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”, ( cf João 17:17).

1 ªAplicação: RECEBER ou ACOLHER A PALAVRA DE DEUS

RECEBER A PALAVRA DE DEUS - como sendo de Deus e como Verdade, de coração puro, sincero e manso.Receber é Ouvir e Crer, isto é dá crédito à Palavra de Deus.Crédito é o que depositamos a confiança. Damos crédito às palavras de alguém que fala a verdade e que merece a nossa confiança! Certo!? Pois a Bíblia declara que...“...é impossível que Deus minta...” – (cf Hebreus 6:18).

“Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa:porventura não diria ele e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?”.(cf Números 23:19 – ER/IBB)
e ainda...“Porque eu, o SENHOR, não mudo...” – ( cf Malaquias 3:6).

Por isso...

ACOLHER como Palavra de Deus e não como de Homens.“Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.”(I Tessalonicenses 2:13 – ERA/SBB). “Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus...”(cf João 8:47)

ACOLHER COM MANSIDÃO a Palavra de Deus.“Retirando todas as Impurezas e Maldades acumuladas nas nossas almas, são os pré-requisitos para receber com mansidão ou humildade a Palavra que já nos foi pregada. “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”( cf Tiago 1:21 – ERA/SBB)

Ø DESPOJANDO = retirando com rapidez ou sem hesitação;
Ø ACÚMULO DA MALDADE = o pecado deixou marcas e sujeiras na mente, no coração e abusou da nossa vontade;(ver Efésios 4:17-19)
Ø ACOLHEI COM MANSIDÃO = ou com humildade; sem resistência nem rebeldia. A Palavra de Deus é de Deus, então deve ser respeitada à altura.

Por isso...

ACOLHER COM TREMOR a Palavra de Deus
“...diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”( cf Isaías 66:2 – ERA/SBB). O homem que “impressiona” a Deus é este: o humilde e manso de espírito. O homem que tem confiança(fé) em sua palavra, este alcança sua graça ou seu olhar de favor.Para alcançar a graça de Deus, isto é, agradá-lo o homem precisa ter fé(cf Hb 11:6) e ser humilde(cf Tg 4: 6,10):

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus...” – (Heb 11:6).

O temor devido ao Senhor, dá sabedoria e livra da morte:

“O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte”(Provérbios 14:27 – ERA/SBB).

“o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”(Provérbios 9:10 – ERA/SBB).

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes...Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” - (Tiago 4:6,10).

Na fé, está a confiança que a Palavra de Deus é verdade absoluta e, está a humildade de reconhecer seu conselho (Palavra) como aceitável para sua vida necessitada de salvação e socorro. Por isso:

“O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade”. (Provérbios 10:29).

O homem soberbo despreza a Palavra de Deus, considerando-a como engano. Por isso o homem e a mulher soberbos se arruínam, mas os humildes recebem graça e honra:

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. (Prov. 16:18).

“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”(Provérbios 18:12).

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.(Pv 29:23).

Por isso ainda Jesus declara:

“Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”( Lucas 14:11 – ERA/SBB).
(ver também Lucas 18:9-14)

Quando ouvimos os conselhos de nossos pais, em forma de palavra, e não obedecemos, agimos assim porque fomos soberbos. A nossa soberba, nos envaidece e nos engana(nos faz pecar), não aceitando o conselho como verdade.Isto é, não demos crédito às palavras de nossos pais por isso desobedecemos. Na Bíblia Deus nos trata de filhos:

“Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento”( Provérbios 19:27).

“porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”.( Hebreus 12:6 – ERA/SBB).

O coração obstinado, rebela-se contra a Palavra de Deus rejeitando-a e desprezando-a. Por isso é com humildade que se RECEBE a Palavra de Deus.

2ªAplicação:GUARDAR ou PERMANECER

GUARDAR A PALAVRA DE DEUS para experimentar libertação e salvação.

Guardar a sua Palavra é sinal de amor a Deus.

“Ditas estas coisas, muitos creram nele. Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará..Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.”( João 8:30-32,51)

MUITOS CRERAM, porém precisaram deste esclarecimento de Jesus: receber para guardar e portanto, permanecer naquilo que ouviram e creram.SOIS VERDADEIRAMENTE MEUS

DISCÍPULOS – só quem de Deus aceita(guarda) seus ensinos(sua disciplina), isto é, suas Palavras é seu aluno(discípulos).CONHECEREIS A VERDADE – com a Palavra permanente na vida do crente, este irá conhecê-la ou experimentar a verdade. Por que a Palavra de Deus é a verdade( cf João 17:17). Conhecer na Bíblia denota uma experiência íntima e pessoal, não um simples saber.E A VERDADE VOS LIBERTARÁ – a Palavra recebida, guardada, permanecendo na vida do crente, fará o mesmo conhecer/ experimentar a verdade e todo o engano do pecado será desmascarado e, portanto, o crente verdadeiro se torna liberto do pecado, pois este está na mentira. Assim como Eva experimentou o mal com a mentira da serpente. Aqui há o inverso se participarmos de Cristo(CRER NA SUA PALAVRA) conheceremos a verdade que liberta DO PECADO QUE NOS PRENDE PELO ENGANO.

ACOLHER sugere guardar algo valioso e precioso para nós. E isto é a Palavra de nosso Pai para nós e para todo aquele que crer nela:

“...acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”( cf Tiago 1:21).

QUANDO GAURDAMOS A PALAVRA ELA NOS ILUMINA E DÁ SABEDORIA PARA NÃO PECARMOS:
“Guardo no coração a tua Palavra, para não pecar contra ti”(Salmo 119:11)

GUARDAR A PALAVRA DE DEUS É SINAL DE AMOR A DEUS.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai e eu também o amarei, e me manifestarei a ele.” (cf João 14:21).

“Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou” (cf João 14:24).

QUEM GUARDA A PALAVRA DE DEUS SE TORNA MORADA DE DEUS.

“...se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (cf João 14:23).

3ª APLICAÇÃO: OBEDECER ou PRATICAR
“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” – Lucas 6:46-49.

Foi a desobediência à Palavra de Deus que trouxe a tragédia da morte (cf. Romanos 5:12).Obedecemos quando Recebemos->Guardamos a Palavra de Deus como verdade.A Obediência é o termo da fé real na Verdade. – Não se obedece por sentimento/emoção, mas por decisão voluntária, isto é, Fé. Não se obedece a Deus, quando a vontade está sujeita a servir o pecado, ou quando o coração está enganado por suas cobiças. Por isso...
“Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.” - ( João 8:34 – NVI).

Os que não obedecem a Deus são chamados pela Bíblia de filhos da desobediência, e que, sobre eles age o espírito do maligno que os leva a fazerem a vontade dele e não a de Deus.(cf Efésios 2:2).
“Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas.”(cf Efésios 5:5-7 NVI).

Jesus chamou de filhos do diabo aqueles que não conseguem ouvir/guardar a sua Palavra; os filhos da desobediência são filhos do diabo pois desejam fazer a sua vontade e não a de Deus Pai(veja João 8:42-44).
“Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus” – (cf João 8:42-47- NVI).
“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão”.(cf I João 3:10 – NVI).
Não é o fato de pertencer a uma “igreja” ou religião. De orar, pregar, dá dízimos e ser socialmente correto, mas de fazer a Vontade de Deus revelada nos ensinamentos de Jesus Cristo seu Filho é que demonstra que somos novas criaturas e portanto que iremos para o céu...
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” – (cf Mateus 7:21).
“Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. ( cf Mateus 12:50)

4ª APLICAÇÃO: MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS
“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos. Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra. Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas. Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca! Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade. A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”- (Salmo 119:97-105 – NVI).
Meditar é apreciar com a mente e com sentimento a beleza e a preciosidade que é a Palavra de Deus. Por isso que o salmista exclama...
“São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel,do que as gotas do favo.” – ( Salmo 19:10 - NVI).
“Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo. A ti levanto minhas mãos e medito nos teus decretos.” – Salmo 119:47, 48
A Meditação pela busca das riquezas que a Palavra de Deus traz, traz por isso a felicidade e a properidade e os verdadeiros frutos. Veja...
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos, pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”( Salmo 1:1-3 - NVI).
Na Meditação Bíblica preenchemos a alma: emoções, pensamento e nossa vontade. Na meditação oriental procuram esvaziar e fugir da realidade.
Na Meditação Bíblica encaramos a realidade mais dura que seja olhando para o Deus Vivo e Todo-Poderoso.
Na Meditação da Palavra devemos está ricos, cheios dela. Para mudar nosso pensamento e nossas atitudes.
Por isso...
“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração”.( Colossenses 3:16 - NVI).
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”(Filipenses 4:8 – NVI).
Meditar pois é buscar as riquezas verdadeiras que são lá do céu, de onde somos e para onde iremos...Nos viramos para o céu quando meditamos na Palavra de Deus!
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” – (Colossenses 3 :1-3 – NVI).

2006Copyright Prs Calísthenes e Omaia Lins

I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!

“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Ju...