segunda-feira, 9 de março de 2015

Vivendo Como Um Cristão ( Lição 7)


TEMA DA LIÇÃO

7 - O Cristianismo: Uma Experiência, não um experimento (Parte I)


FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - I Pedro 2.3-5

"se é que já provastes que o Senhor é bom; e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo".

PONTOS SALIENTES:

Pedro condiciona a verdade sobre nós na pequena palavra "se" e diz,"Se vós já o tendes provado, do que digo aqui, de agora em diante isso é aplicável a vós; Mas, se vós não o provastes, deveis voltar e provar antes de seguir adiante."
A maravilha do Cristianismo do NT é que " temos provado a boa Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Temos provado que o Senhor é grandioso."
Quero que a palavra "provado" signifique o que significa na bíblia, e não o que significa quando experimentamos. Experimento é quando testamos algo colocando na língua, como uma mulher testa sua comida para sentir se está salgada o bastante. Isso nunca foi o que a bíblia quis dizer com provar.
Olhando o significado original, a palavra "prova" aqui significa experiência vivida afim de que algo seja real para nós e para sempre nosso. Deve ser experimentado; deve ser vivido. É o mesmo sentido que encontramos usada quanto a nosso salvador em Hebreus 2:9- Lede. Não significa experimentar para ver se gostamos ou não, não foi isso que Jesus fez com a morte pela mesma palavra é dito que Ele provou a morte por todo o homem. A palavra "prova" aqui não significa experimento, ou tentar através de um toque; significa experimentar, atravessar,encontrar, passar por dentro e através, e isso é exatamente o que aconteceu com o nosso Senhor quando ele morreu na cruz. Ele não experimentou da morte para ver se gostava dela; Ele não a provou para ver se ousaria continuar. Ele atirou-se a si mesmo sem reservas e deu a si mesmo para morrer, e a experimentou, no sentido mais completo dessa palavra.

(1)- O DOM E O DOADOR NÃO PODEM DISSOCIAR-SE!

Estes crentes não tinham experimentado a graça de Deus apenas, mas sim que o Senhor era gracioso. Onde ha uma diferença, temos que notar essa diferença e distinguir coisas que diferem na linguagem de Pedro. Ele não diz, "Se é que você provou da graça de Deus" mas "Se é que vocês já provaram que o Senhor é gracioso. Ha diferença entre testar ou provar, ou mesmo experimentar a Palavra de Deus ou a graça de Deus, e experimentar o Deus gracioso.
Não devemos nunca separar o dom de sua fonte, o dom do doador. Nunca podemos dizer, " eu tenho o perdão." Devemos dizer, " Deus perdoou" nunca devemos dizer, "Tenho vida eterna". Devemos dizer, " Deus me deu vida  eterna e Cristo é minha vida'. O ponto é, Deus nunca separa si mesmo de seus dons. Se um homem foi perdoado,  que aconteceu a ele foi que o Deus perdoador o tocou. Deus o perdoou, é verdade mas, é Deus que importa mais do que o perdão. Se um homem tem vida eterna é que ele conhece a Jesus Cristo. Essa palara "conhecer" é novamente "experiencia". Devemos ser cautelosos de que não separemos os dons de Deus, de Deus em si mesmo.
O que esta errado com o cristão de nossos dias é que eles tem os dons de Deus, mas esqueceram o Deus dos dons. Querem receber a vida eterna e despacha o dono e a fonte da vida eterna. Ha uma diferença entre a experiência nobre, forte, vigorosa e satisfatória e outros tipos de experiência espiritual, a qual usa os dons de Deus, mas esquece de Deus.
Um exemplo mais ignóbio é encontrado nos Evangelhos, em que 10 leprosos vieram a Jesus e foram curados de suas lepras e libertos. Eles eram 10 homens doentes, e com este novo presente de saúde, eles todos recomeçaram suas vidas em outro lugar. Nove deles seguiram em frente, satisfeitos com o presente da saúde. Mas ao décimo homem ocorreu lembrar-se que tinha recebido um presente do doador, e ele voltou humildemente e agradeceu ao Senhor Jesus Cristo, que disse tristemente, "onde estão os 9?". Os outros estavam satisfeitos com o presente mas, somente 1 voltou para conhecer melhor o doador.
G. Campbell Morgan disse certa vez, "Nunca devemos em nossa pregação do Evangelho oferecer aos homens a paz. Nunca devemos em nossa pregação do Evangelho oferecer aos homens repouso para suas consciências. Nunca devemos oferecer-lhe coisa algo que seja apenas um pedaço da vida." Concordo plenamente. Nunca devemos dissociar nenhum presente que ofereçamos aos homens do Doador.Somente Deus dar tudo isso aos homens; se rejeitá-Lo não terão a experiência de sua graça.
Em nossa oração egoísta, vimos a Deus com uma longa lista de compras e súplica para que Ele faça isto, isto, isto e isto, e se Deus responde à nossa oração, então riscamos aquele ítem e passamos ao seguinte na lista e assim continuamos. Apenas me parece que isto é muito entristecedor para o coração de Deus, ser usado por nós como uma conveniência parece a mim que as vezes, o Senhor Jesus deve ficar com o coração muito pesado quando encontra Seu povo redimido mais ocupado com a redenção do que com o Redentor; quando Seu povo perdoado está mais ocupado com o perdão do que com o Perdoador; quando Seu povo a quem Ele deu vida está mais ocupado com a vida do que com o Doador da vida. Devemos, em nossas orações, ensinamentos e experiência pessoal, fazer um profundo retorno a Deus, por Si só,à pessoa de Deus. Na verdade,não estou certo, mais podemos resumir tudo que queremos em sentenças começando com a palavra "Deus" ou tendo Deus em algum ponto. Deus é, Deus está presente, Deus ama, Palavra de Deus, Santo Espírito de Deus, Messias de Deus. Tudo pertence, começa, termina e continua em Deus.

(2) - QUATRO COISAS QUE PODEM SER DITAS SOBRE ESSES CRISTÃOS

Pedro disse, "Se vós tendes provado e experimentado que o Senhor é gracioso, vossa experiência tem sido com o Senhor gracioso, o qual vem". Isto era verdade neles tanto quanto é verdade em todos os Cristãos genuínos onde quer que seja. Dou a você quatro palavras na descrição de Pedro: eles "saíram", eles ficaram "afastados", eles vieram "juntos" e vieram "para". Provavelmente não nessa ordem, e não executaram isso juntos. Somadas essas coisas podem ser ditas dos Cristãos.
Primeiro, eles "saíram" do mundo. Tentamos levar o mundo para a igreja, santificá-lo, batizá-lo, ungí-lo e tentamos esconder seu crânio e ossos. Esta deve ser uma saída; qualquer tipo de Cristianismo, mesmo o Ortodoxo, que não priorize a doutrina do "sair do mundo", é inadequada e imperfeita.
Depois da palavra "sair", temos a palavra "afastar". Eles se ausentaram da antiga vida, o que quer que a antiga vida tenha sido. Ausentar-se significa diferente coisas para diferentes pessoas. Mas o que quer que seja, quando vimos a Jesus Cristo para provar a boa graça de Deus e que o Senhor é gracioso, deve haver um "ausentar-se" da velha vida. Então, naturalmente há de vir "para" Cristo. Isso, ao final, é o  que o Evangelho é - uma vinda a Cristo.
Então há o vir "juntos"; ou seja, eles estavam vindos juntos a Cristo, nos unimos uns aos outros, e quanto mais nos achegamos a Cristo, mais unidos nos tornamos uns dos outros. A maneira de unir os Cristãos não é formar uma espécie de frente política unida, mas trazê-los para perto de Jesus. Se houvesse algo abaixo da linha de frente da igreja, alguma curiosidade ou manifestação missionária à que eu quisesse aproximar você, eu convidaria você a descer para assistir. E com você, outros também participariam e ficariam tão próximos até que finalmente, um ombro tocaria no outro, e você sería empurrado para perto, juntamente com eles, para ver esta manifestação.
Quando vimos a Cristo, automaticamente vimos juntos com cada um dos outros. Isso é porque nunca sou capaz de entender esta atitude eremita monástica - a ideia de sair por si só para ser um Cristão à custa de exclusão de qualquer outra pessoa. Há pessoas assim. São antissociais ou mesmo apáticas em sua disposição, não gostam da comunhão dos santos.
Se você está onde Jesus está, você fica cercado pelas pessoas de Jesus; portanto, devemos fazer da comunhão da igreja a maior coisa em nossas vidas. Gostaria de dizer aqui, sob risco de ferir alguém, que a coisa mais importante no mundo hoje é a presença de uma entidade visível chamada igreja, e o Espírito Santo nunca trabalha do lado de fora desta entidade. Ele trabalha através dessa entidade, de uma forma ou de outra. É por isso que sou um membro de igreja.


(*) Hino do Cantor Cristão - 381

===============================
Autor: A.W.Tozer
Revisão/Adaptação: C.D.F.Lins.
© 2014 - Missão Batista do Caminho no Brasil.

I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!

“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Ju...