3)Do Caminho – por procurarmos nos identificar com os discípulos fiéis que seguiram radical e fundamentalmente a Cristo Jesus (vf João 6.60-70; At 9.1, 2);
Quando surge João o batista, ele declarava que precursava a chegada do Reino e que, para receber o Messias o povo deveria arrepender-se e aceitar seu batismo como sinal de fé na sua mensagem. Com uma mensagem da proximidade do Reino formou-se uma ‘seita’ no judaísmo de então que anunciava o Caminho que chegava-se ao Reino de Deus através do arrependimento e a fé;
Quando chega Cristo, vem a mensagem evangélica e o próprio Cristo em sua pessoa e obra torna-se o Caminho de chegar e ver o Pai. Mas os seguidores do Caminho tornam-se os detentores da revelação desse Reino, pois nas próprias palavras de Cristo “quem não nascer de novo, não pode ver [ter a revelação] o Reino de Deus” (cf Jo 3.3), pois tornaram-se participantes dEle em sua graça redentiva e de seus sofrimentos (cf Fp 1.29). Foi por esta razão que somente os crentes nEle, recepientes do Reino puderam vê-Lo ressurrecto.
Os do Caminho estavam cientes que ao unirem-se a Cristo pelo batismo estavam implicados ou condenados a morrer, pois conforme as próprias palavra do Mestre “quem perder a sua vida, achá-la-á”(vf. Mat 16.25). Por isso acham-se grandemente agraciados sofrer por causa do nome de Jesus (cf At 5.41), e muitos deles morreram mortes terríveis com grande gozo nos seus corações. No discipulado de Cristo o ápice no Caminho da justiça era sofrer por ela que deveria ser motivo de exultação (vf Mt 5.10-12). Para eles se batizar em Cristo era condenar-se a morrer, mas isso para viver; era aceitar o combate pelas aflições devido à fé no Senhor. Pois como diz o Ap Pequeno: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”(vf Fp. 1.21)
Para eles era um grande privilégio e graça participar do batismo de Cristo como Caminho à ressurreição da vida eterna; se converter-se a Cristo está associado ao batizar-se. Quem se convertia a Cristo recebia de seu batismo com o dom do Espírito Santo como parte agora da graça. O Ap Pedro bem colocou os dois deveres humanos: arrependei-vos e sede batizados em nome do Senhor - e as duas graças de Deus: remissão dos pecados e o dom do Espírito Santo - A Mensagem Batista do Caminho em plenitude.
O discipulado de Cristo não era um professorado para ouvintes admiradores e contemplativos, mas o Mestre exigia encarnar a Palavra de seu discipulado, assim como Ele próprio fazia; Cristo não adulava os seus simpatizantes a Lhe seguirem, mas expunha o preço que era a perda e renúncia! Como esse discipulado era por fim tornar-se como o Mestre, os crentes do Caminho foram chamados pela primeira vez de Cristãos, porque viviam exatamente como Cristo vivia, ou melhor, Cristo vivia por eles. Para as pessoas de cultura grega de Antioquia, isso era uma nova moda, pois eles desconheciam essa forma de discipulado imitativo do Mestre ou do Senhor da ordem, por isso apelidaram aqueles discípulos de cristãos (termo gr que significa um pequeno Cristo);
Os discípulos do Caminho também foram designados como seita do Nazareno, que era uma referência a Jesus que era originário de Nazaré uma cidade da Galiléia ao norte da Palestina!
4) No Hiléia - porque as igrejas de Cristo são agências do Reino de Deus em sua própria localidade; (Ap 22.12-17);
Já vimos que a igreja é uma comunidade fraterna organizada na localidade que pertence. Acrescentando a isso ela recebe do seu Fundador e Cabeça a incumbência de pregar o Evangelho do Reino e formar discípulos batizando-os e ensinando-os a obedecer tudo que o Mestre ordenou;
O Reino de Deus está presente, não é algo político e mundano. As igrejas são agências formadas por mordomos que receberam dons e serviços para dispensar aos de dentro e aos de fora do reino. Os crentes agem como sacerdotes do Rei aos seus próprios irmãos e missionários aos descrentes conclamando o Caminho da Justiça de Deus que é Cristo! É por isso não temos clero especial que medeie na igreja, mas os crentes salvos intercedem uns pelos outros, se submetem uns aos outros no temor de Deus; a submissão uns aos outros se dá pela transparência, na prestação de contas de nossas vidas; não podemos mentir, pois somos membros uns dos outros; somos membros uns aos outros porque todos fomos unidos em Cristo permitido pelo seu batismo no Espírito Santo!
AUTOR: LINS, C.D.F. - Igreja Batista do Caminho no Hiléia
MANAUS-AM, 2011
Anabatista - Sabatariano - Sinergista - Continuista - Amilenista - Pacifista - Ecologista
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