Vivendo Como Um Cristão
TEMA DA LIÇÃO
9 - O Cristianismo: Uma Experiência, não um experimento (Parte III).
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - I Pedro 2.3-5
"se é que já provastes que o Senhor é bom; e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo".
PONTOS SALIENTES:
(5) PEDRAS EDIFICADAS SOBRE A ROCHA VIVA
Agora qual a função da casa construída ao redor desta nova rocha? Contrasta com o Templo do Antigo Testamento (AT). O Templo do AT é feito de pedras mortas; mas o templo do Novo Testamento (NT) é feito por pedras espirituais que são vivas. O sacerdote do velho templo caminhava dentro do templo e exercia as funções do seu ofício; mas os sacerdotes do NT são o próprio templo.
Aqui está a diferença. Somos um templo móvel e portátil, um templo feito de seres humanos vivos, e cada um desses seres é um sacerdote eleito. É por isso que não precisamos de alguém para ser nosso sacerdote. Temos um Sumo Sacerdote à dextra de Deus. O templo do qual somos parte é um templo de sacerdotes de modo que não precisamos que alguém interceda por nós quando estamos na presença de Deus. Podemos nos achegar diretamente a Jesus por nós mesmos.
Alguns dizem que Jesus é muito grande e maravilhoso, mas podemos ir até Sua mãe, e ela pode nos ajudar. Eles dizem que não temos qualquer influência sobre Jesus, mas ela tem, e se nós formos a ela, e ela nós ouvir, ela ira e terá uma conversa com Jesus, e vai dar tudo certo.
Nós não precisamos dela. Ela já realizou sua função, esta amável pequena dama judia. Nela foi concebido o homem Cristo Jesus, e deu-lhe um corpo, o qual foi mais tarde oferecido como sacrifício no Calvário. Ela cumpriu sua função quando O educou e O amamentou, cuidou d'Ele e O amou até que Ele fosse um homem feito. Então ela saiu de cena e Jesus Cristo preencheu o horizonte dos crentes. Mas em nossos dias, alguns estão fazendo tudo para tornar Jesus pequeno e Maria grande. Estou dedicado [e devemos está] à magnificência de Jesus Cristo e a fazer com todos os demais diminuam em comparação a Ele.
Somos sacerdotes, e não precisamos de sacerdotes para nos ajudar. Este templo - que somos nós - é um santuário onde Deus habita, e oferecemos não cabras, cordeiros, pombas, mas sacrifícios espirituais, diz Pedro - culto de amor e louvor, música e adoração com ações de graça (vf II Cor 9.12).
(6) OFERTAS DE LOUVOR AO NOSSO SENHOR
Os críticos nos chamam de cantores de salmos. Os puritanos escoceses eram cantores de salmos e junto com os batistas ergueram uma grande nação no nosso continente americano. Deus ouve salmos quando são cantados em Seu Nome e para Sua glória. Oferecemos salmos ao Nosso Senhor e melodias espirituais no Santo Espírito, e o mundo crítico e cínico nos olha de perto e fala "Para que tudo isso?" Respondemos, " Este é o templo de Deus, dedicado ao Deus do templo, cantamos estes salmos ao Deus invisível e oramos ao Deus invisível". Embora invisível, Ele é real, e embora invisível, Ele está próximo. Não somos tão tolos como o mundo nos faz achar que somos. É nossa fé no Deus invisível, mas real (lede Colossenses 1.15; I Tm 1.17).
"17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." - I Timóteo 1.17
Deus nos aceita prestando louvores, cânticos e sacrifícios espirituais, porque Ele aceitou a Pedra Angular sobre a qual estamos edificados como pedras vivas para compor um templo ao Santo Espírito. Estas coisas são invisíveis, mas há um tempo em que as coisas invisíveis serão as únicas coisas reais e o mundo visível será dissolvido em fumaça e passara. As coisas invisíveis de Deus desde a criação, as quais temos em Cristo Jesus, continuarão tão reais quanto o próprio céu, para sempre e sempre.
Autor: A.W.Tozer
Revisão/Adaptação: C.D.F.Lins.
© 2014 - Missão Batista do Caminho no Brasil.