Texto Chave:
"Somente empenha-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne." - Deut 12:26
Textos Fundamentais:
Gen 9:4; Deut. 12:26; Lev 17:14; 19:26;
Podemos ver na imagem ilustrativa um prato feito a base de sangue e um pedaço de macaxeira(mandioquinha, ou aipim); deveras atrativo e apetitoso. Provavelmente de 'galinha cabidela'!
Pratos Populares Feitos Ao Sangue:
- Galinha Cabidela
- Sarapatel (Alguns)
- Sarabulho
- Linguiça de Sangue
- Sangue de Porco Cozido
- Xouriço de Sangue
Há polêmica sobre comer sangue ou não; o caso cresce quando o assunto é a infusão pela ddenominada 'Transfusão de Sangue'. Os evangélicos que se consideram não-heréticos se dividem quanto ao 'comer' ou 'não-comer' alimentos preparados à base de sangue de animais! Dentre estes que proíbem seus discípulos de não-comerem esses pratos feitos ao sangue, porém todos consideram a Infusão sanguínea dentro da norma!
Temos o texto de discípulo médico Lucas em Atos que relata um Concílio sobre questões da leis judaicas entre gentios alcançados com o Evangelho de Jesus Cristo. Encontramos a transmissão da decisão do Concílio realizado em Atos 15.20, também em Atos 21:25 que reintera ou confirma o posicionamento da Igreja de Cristo.
"Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas." - Atos 21:25
Vemos nessa ordem que a abstenção se refere 'do sangue' que se reporta às leis de Moisés e bem como anteriormente a Horebe! A decisão não decrimina o 'comer' e ou o 'infundir' do sangue; é, porém sintética ao restringir pelo termo 'do sangue'!
Não precisaríamos muito esforço para intelegir que a abstenção pode ser desobedecida tanto pelo ingerir pratos preparados à base de sangue de animais, quanto ao infundir o sangue humano - o que é peor do que ingerir sangue de animais! Ainda sobre isso é sabido que, os feiticeiros, bruxos e os pactuadores com Satanás fazem ingestão de sangue em seus rituais!
Os liberadores da ingestão de sangue de animais ensinam claramente a desobediência `decisão do Concílio referido em Atos 15 que tanto ainda evocava às Letras Sangradas anteriores! Agora, quanto maior é a desobediência e absurdo e audácia abismática infundir sangue nas nossas veias. Os motivos parecem nobres das indicações da transfusão sanguínea, porém é uma clara desobediência à abstenção ordenada em Atos 15.20 e 21.25!
Prática Pós-Testamentária versus Neo-Testamentária ?!
Usando o princípio e conceito de igreja neotestamentária - o que é um redundância, pois a igreja de Cristo é um mistério revelado e inaugurado pelo Novo Testamento, não uma continuação de uma suposta igreja Vetero-Testamentária. A prática da abstenção do sangue entra no escopo da Lei de Cristo pela autoridade apostólica que durante o período deles apresentavam valor legislativo divino! Daí delimitado as doutrinas, práticas, ordens e condutas para as igrejas do Novo Testamento. É sabido que após o período apostólicos foi permitida a entrada de outras várias práticas e ensinos, chegando até os dias de hoje com o modernismo, o pós-modernismo e também o globalismo 'new-age' descaracterizando, deformando e concebendo muitas igrejas atuais já como pós-testamentárias, se não peor, como igrejas pseudo-cristãs!
Muitos usam Atos 15.20; 21:25 - contextualizando fora do ordenamento escripturístico que é Norma divina para todos as igrejas gentílicas que são neotestamentárias. Relatam como ordem apenas pontual. Vivemos numa época que as práticas e doutrinas dos teólogos famosos são postero-testamentárias, são liberais e não neo-testamentárias!
A Transfusão sanguínea para fins terapêuticos é coisa da medicina moderna. Pareceu um grande avanço, mas é um Grande Apagão da Verdade. Muitos liberam a ingestão de sangue e o mais a transfusão. A alma está no sangue, isto é, a vida como na própria escritura se verifica (vf Deut 12.23).
Apesar de minha posição particular - que por consciência - considero bíblica, sem ranço legalista e liberalismo postero-testamentário, também deixo e apelo à consciência do leitor que permita que as própria Escrituras falem sem o súbito contraditor dos metres atuais mesmo da parte d'aqueles que fazem chover fogo do céu!
Deus ilumine a todos através de Sua Verdade que é o Seu Espírito! Amém!
(c) Lins, C.D.F. - Pastor e Teólogo.