sábado, 11 de fevereiro de 2023

Série Comentários Bíblicos: Jeremias 1:9




TEMA: Deus Concede a Palavra

Após o SENHOR tê-lo chamado e constituído Profeta às nações, chega o momento das concessões que Ele disponibiliza -  "carismas" - àquele que será porta-voz da Sua Palavra. Quando nos referimos ao vocábulo 'concedeu', no infinitivo o verbo conceder, exprime um fenômeno da ação de Deus; o fato de que Deus torna sua Palavra aqui como um Dom, um carisma; a graça! O vaso escolhido recebe algo que não é dele, mas do Seu Senhor. Simplesmente isso, o pregador e profeta repassa o recado, a palavra que não é d'Ele, mas do Autor do Oráculo. O profeta é um Porta-Voz! A Palavra é de Deus revestida de inerrância, infalibilidade, revelação da verdade e com toda prova (vf Salmo 126:2; 33:4; 56:4)
    O Próprio Deus, diz a Letra Sagrada, 'ESTENDEU A MÃO'! O Próprio Deus 'TOCOU' na boca do seu vaso. Além de estender a mão, toca-lhe a boca para a concessão de sua Palavra; o Dom da Palavra! O profeta, o vaso não pode profetizar de si próprio; deve receber a Palavra. As Letras Sagradas dizem: '...Eis que ponho na tua boca as minhas palavras'. Apenas as Palavras, os Oráculos de Deus! O Ap Pedro orienta em sua epístola que devemos falar de acordo apenas com os ORÁCULOS de Deus, isto é, as Palavras de Deus (vf I Pedro 4:11 ARA/SBB)!
    O estender a mão, nos sugere além de um simples movimento de Deus, mas também, um Sinal que Ele o SENHOR se move para dar autorização ao seu vaso Jeremias e simultaneamente lhe capacitar com o Dom de Sua Palavra! Na vocação de Isaías, a si mesmo ver como um vaso inadequado para a tarefa, pois seu meio-social era rodeado de pessoas de lábios impuros e, ele próprio se incluía nessa casta e  praticava as frivolidades do linguajar; linguagem inúteis e levianas! Ordenadamente, um anjo ministrador, leva uma brasa com tenaz vai tocar a boca do vaso para purificar sua iniquidade expressa pelas palavras frívolas e profanas dominantes e contaminantes nos lábios de Isaías, além de sua RETIRADA (vf Isaías 6:6, 7)! Evidentemente a linguagem frívola está conformada à prática da anomia! Como um profeta, um pregador vai pregar as Palavras de Deus; Palavras que santificam pela Fé, que tem o 'poder' para a salvação de todo aquele que crê?!
    O vaso sem a concessão da graça, fica na deambulação corrente da linguagem fútil e leviana. Cristo pelo Espírito da Verdade nos guia em toda a verdade; Verdade essa intransponivelmente distante da futilidade! Deixemos a Palavra como água, nos purificar nosso interior, a Palavra da Verdade. Dos Oráculos de Deus jamais saiu palavras inúteis, apenas verdade, apenas santidade, apenas poder! Amém.

(c)2023 - Pr LINS, C.D.F - Missão Batista do Caminho Sul-brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!

“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Ju...