quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Vivendo Como Um Cristão - (Lição 6)

TEMA DA LIÇÃO

6 – O Cristão Se Despoja de Certas Coisas

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA -- I Pedro 2.1-3

"Portanto,se despojando de toda malícia e dolo, hipocrisias, invejas e toda sorte de maledicências, como bebês recém-nascidos, desejai o genuíno leite da palavra, através do qual crescei, se é que já tendes experimentando que o senhor é gracioso.".

PONTOS SALIENTES:

Muitas palavras são pouco mais que passa tempo. São conjunções embora os gramáticos as chamam assim. elas apenas conectam; "então" e "portanto", e outras palavras como estas. Mas quando o Espírito Santo usa "portanto", "então" ou "apesar de " devemos sempre olhar para o que vem antes, porque "portanto" significa pr causa do que está dito antes. "Portanto, despojando-vos de toda malícia...como bebês, desejai o genuíno leite da palavra". Temos a conexão aí se você prestar alguma atenção à palavra "como". Pedro diz que somos nascido de novo - em termo biológico que tem haver com o nascimento, vida e organismos. Não é um termo poético nem jurídico; é um termo biológico. Pedro foi um seguidor de nosso Salvador e possivelmente estava presente quando Jesus fez aquele grande discurso do 3o. capítulo de João, "a menos que um homem nasça de novo, ele não pode ver o Reino de Deus."(v.3). Pedro relembrou isso e repetiu "sendo nascido de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível pela Palavra de Deus" (I Pedro 1.23). Ele diz aqui, "não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela Palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre" (v.24). Este nascimento celeste contrasta com todos os nascimentos carnais.

(1) EUGENIA NÃO RESOLVE

Houve uma ciência - se você quiser chamá-la de ciência, um subtítulo da ciência, ao menos - chamada (eugenia). Um grande expoente da eugenia foi Albert E. Wiggim, que escreveu, quando era um jovem e vigoroso homem, um bom tratado sobre o assunto. Eugenia simplesmente significava que aplicamos à humanidade o mesmo sistema que aplicamos ao curral. Se o fazendeiro quer ter um bom estoque, ele procria o filhote de pais progressivamente selecionados, e isto foi a ciência da eugenia.

Por um período, a eugenia foi muito forte, mas depois desapareceu. Adolpho Hitler levou a sério e acreditou na super raça.Ele chegou mesmo a dizer que certos homens selecionados e escolhidos deveríam ser destacados da população e feito pais de todas as gerações, e dessa forma se tería o aumento de seu estoque, elevaria o nível, pela procriação de um bom alto estoque. Isso é bem conhecido entre os fazendeiro, mas Hitler o aplicou à humanidade.

A ciência da eugenia, embora não tão grosseira assim, no entanto, ensinou que devemos escolher apenas aqueles pais e mães da população em geral que tivessem saúde e traços fisionômicos da forma que gostaríamos de perpetuar para as gerações seguintes. Claro, isso significa que alguém que tivesse algo "errado" com sua aparência ou saúde permaneceria sem filhos, por lei. Isso é a eugenia.

Mas, mesmo garantindo que algo assim pudesse acontecer... se todos com menos de 2 metros de altura fossem legalmente declarados  celibatários e se casarem, e cada jovem mulher que tivesse algo errado com seus olhos ou qualquer outra coisa erradas com ela sería obrigada a se manter sem filho,e  todos os futuros americanos deveríam ser grandes e vigorosos camaradas, duas coisas sería verdade sobre esses super bebês:eles seríam corruptos e finalmente morreriam. "corrupção" e "mortalidade" são duas palavras que o demônio colocou neste mundo, e você nunca conseguirá extirpá-las. Você pode procriar uma raça de gigantes, mas depois eles terão que seguir seu próprio curso, eles todos morrerão, todos vão apodrecer.

O Espírito Santo aqui contrasta o nascimento do alto com qualquer nascimento terreno. Ele diz, "sendo nascidos de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre. Pois toda carne é como a erva, e toda glória do homem [toda glória do homem eugênico] como a flor do campo. Seca-se a erva e cai a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre" ( I Pedro 1.23-25). Isso requer que Deus determine o elemento básico da eternidade neste componente, e se Deus não fizer, as duas palavras de maldição repousam sobre ele, "mortalidade" e "corruptibilidade".

Quer seja uma raça claramente composta por pessoas simples como nós, ou por pessoas de "raça superior", dos super homens sonhados por Nietsche, Hitler ou Wigglem, ela morrerá em algum momento, porque está escrito, "Está determinado aos homens morrer uma só vez, vindo depois disto o juízo"(Heb 9.27). Os pais mais ricos deste mundo hoje, os mais bem educados e aqueles com o KI mais elevado podem segurar em seus braços o bebê que deve ter um futuro maravilhoso, com ótima saúde e inteligência, deve ter todas as oportunidades de melhoria intelectual e cultural. Mas o Deus Todo-Poderoso disse, "A alma que pecar, esta morrerá"(Ez 18.4).

Os pais mais educados e saudáveis não podem tirar a palavra "morrer" do coração de seus bebês. Amá-lo, pranteá-lo e batizá-lo com suas lágrimas não podem tirar a palavra "mortalidade" da vida de seus bebês, porque a mortalidade e a corruptíbilidade permanecem. Elas seguem, como uma sombra escura, cada ser humano. Estas duas nuvens gêmeas, "mortalidade & corrupção", repousam sobre o vestuário de cada atriz da Globo ou Holywood. Elas repousam como nuvens gêmeas de maldição acima da cadeira do Palácio do Planalto onde senta o presidente do Brasil. E onde quer que homens se encontrem, se nós somente pudéssemos ver, nós veríamos estas duas nuvens pranteadoras sobre eles - "mortalidade & corrupção". "Mortalidade" & "Corrupção" são palavras bonitas; mas quando lançamos sobre elas o português e dizemos "morra" e "apodreça", não são tão bonitas.

(2) - PALAVRAS INCORRUPTÍVEIS

Os homens morrem e apodrecem, e o Espírito Santo contrasta o NASCIMENTO que morre e apodrece com o NASCIMENTO que é INCORRUPTÍVEL que nunca morre. Graças a Deus!!! "Sendo nascidos de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela Palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre". Essa é a Palavra do Evangelho que é pregada ao Cristão.

Por ser isso verdade, nos despojamos de toda maldade - que o que a Palavra "malícia" significa aqui, maldade. Examinando as palavras de Pedro "despojando-vos" neste versículo significa duas coisas: "tirar e mudar", como trocando uma roupa, ou "remover impureza", como lavando uma roupa. O cristianismo não-profundo diz que não há algo p'ra fazer, mas a Bíblia não pactua com isso. "Despojai-vos"; vocês são o sujeito da frase eo agente do verbo e a pessoa que o faz; ele diz que e algo que podemos e devemos fazer.

Como pode alguém descontaminar sua alma? E como um homem lavar suas próprias mãos. Ele deve se surjeitar por si mesmo a água e sabão para poder se limpar. O coração de um homem e limpo quando ele o limpa per si mesmo, e, no entanto, ele não pode limpar-se a si mesmo.

Deus diz ao pecador, "Purificai vossas mãos, ó pecadores; e purificai vossos corações, ó homens de mente dobre" (Tg 4:8) antes que o cristão se sentar à Mesa do Pai deve lavar suas mãos, que se faz unicamente pelo sangue de Cristo. Então quando ouvimos a voz do Senhor para nos limparmos e nos despojarmos pelo sangue de Jesus Cristo. Se nos privarmos a nos mesmos desse sangue precioso, seremos imundos para sempre.


(3) - DESPORJA-SE DE TODA MALÍCIA & DOLO

Maldade significa todo vício, e vício significa o que quer que não seja virtude. Aqui os liberais se alto prejudicam - "Foje da presença do homem insensato, porque nele não divisaras lábios de conhecimento" (Pv 14:7). Em vez desses liberais hostilizarem toda maldade, eles perguntam como se não soubessem o que seja maldade ou virtude. Ou ainda maneram a maldade atrás da peneira de buracos largos do "nada haver". Um Cristão sincero nunca deve pergunta ou ter dúvidas sobre essas coisas.

E inteiramente possível para um homem Cristão remover todos os vícios e dedicar sua vida ao cultivo da virtude santa e não saber o que e vício e virtude filosoficamente. Todo Cristão nascido de novo sabe o que e virtude e vício a luz da consciência e a clara luz das escrituras. Ele não deve se basear ao conselho do ímpio, da geração perversa e dessa cultura sem Cristo. Se nos subjugarmos nossa consciência a perscrutadora disciplina das escrituras sagradas, nos ó saberemos. Um Cristão deve se santifica o seu entendimento a verdade da Palavra de Deus (Jo 17:17). Remova todo vício, não discuta apenas o remova.

(4) - REMOVA TODO ARDIL

Pedro diz pra remover todo o ardil. A palavra "Ardil" tem origem na imagem de um caçador capturando um pássaro. Em outras palavras, não faça uma coisa passar por outra para engana alguém. Seja exatamente como você e isso e muito maravilhoso e prático. Os fariseus eram os mais ardilosos dentre as pessoas na história, que perguntavam uma questão a Jesus atrás de outra questão,  todo tempo escondendo uma cilada disfarçada sob as palavras,  de maneira que pudessem emboscá-lo em algo que saísse de sua boca.Um Cristão nunca deve dizer algo que signifique outra coisa sempre ser exatamente o que é e querer dizer o que diz.

A hipocrisia fica ao lado do ardil, mas não e o mesmo. Hipocrisia e agir com o caráter de outro, fingir ser o que não se e ou fingir não ser o que se é. Um verdadeiro Cristão nunca esconde nada porque um verdadeiro Cristão nunca precisa esconder nada. Se a algo em sua vida que você precisa esconder então você não está vivendo um tipo de vida que você deveria estar vivendo. Nenhum Cristão, se ele é reto para com Deus, jamais deve precisar esconder coisa alguma em sua vida. Não significa isso que deva os publicar ou contar a todos intimidades embaraçosas significa sim, quanto a conduta moral não a nada a esconder. Não finja ser o que você não e, e não finja não ser o que você é.

(5) - REMOVA TODA INVEJA

O melhor comentário sobre INVEJA é o de Webster: "inveja, desgosto, mortificação,descontentamento ou mal-estar à vista da excelência ou boa fortuna de alguém". É quando se vê alguém tendo mais excelências ou boa fortuna, e o efeito sobre você é uma mal-estar ou descontentamento, mortificação ou desgosto. Isso é inveja. Ainda é sentir-se desconfortável quando alguém mais está sendo elogiado principalmente se for do mesmo campo de atuação. Um político pode se contorcer de inveja quando o seu adversário está sendo elogiado à sua frente; d'aí geram-se a difamação, porfias,  espraguejamentos, etc. O Espírito Santo diz-nos para remove tudo isso. O que fazer com toda essa sujeira? Você expõe à água da Palavra (no Poder do Espírito Santo) e do Sangue do Cordeiro.

(6) - REMOVA TODA FALA DEMONÍACA

A "FOFOCA", claro, é fala demoníaca.Uma fofoca é definida como uma difamação, menosprezo ou calúnia;o mexeriqueiro revela segredos e vive a conspirar (cf Pv 11.13; 20.19;Lv 19.16).

6.1 - DIFAMAÇÃO - fama,é a alta reputação que uma pessoa tem, e então vem alguém e diz o contrário. Essa pessoa apenas corta as honras,remove aquela fama e então temos a palavra "difamação". Quão terrível é que haja pessoas que não gostam de ouvir outra pessoa seja bem falada em sua presença. Um difamador é alguém que destrói a fama.

6.2 - MENOSPREZO - Mesmo entre os cristãos há aqueles que tem tremenda alegria em diminuir e depreciar os outros.

6.3 - CALÚNIA - Com certeza Deus tem algo em mente a nos dizer sobre esta palavra. "Calúnia" significa ‘morder pelas costas’. Se você tenta morder alguém de frente, você tem que ficar face a face com seus olhos zangados e dois punhos. Mas, é bastante seguro morder alguém pelas costas. É uma difamação pelas costas, traiçoeiramente.

Os liberais e modernistas que estão nas igrejas evangélicas conservadoras em geral não se adaptam porque não ha muito espaço para eles. A não ser que eles consigam um disfarce para ficar nas igrejas de fé tradicionalmente bíblica. Não podemos culpar os modernistas pelo estado em que estamos espiritualmente. Nós somos os responsáveis, porque somos culpados pelo engano, hipocrisias, invejas, difamação, menosprezo e calúnia que ha entre nós.

(7) - PALAVRAS PARA CRESCER

Pedro termina o capítulo 2 com as seguintes palavras "Desejai ardentemente, como crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual para que, por ele, vos seja dado o crescimento para a salvação. Estes pecados que ele descreve são como doenças de criança que retardam o crescimento e ameaçam a vida. Pedro disse para remove-los e ficarmos saudáveis, e então prosseguir com a vida no puro leite da palavra.
Ardentemente nos leva a projetar a visão de um recém nascido desejando com avidez e muita fome o leite e o seio materno. "Genuíno leite" nos projeta a visão, onde "genuíno" vem do latim genu que é o mesmo que joelho; uma criança colocada no colo ou no seio da mãe para afetuosamente ser alimentado. Também nos fala da autenticidade e pureza do leite da Palavra de Deus.
O leite adulterado ou que não seja o autêntico costumeiramente causa problemas na saúde ao bebê. O cristão despojado desses pecados que Pedro menciona, ganha avivamento com grande apetite espiritual pela Palavra de Deus. O cristão que não se despoja dessas coisas, que insiste no liberalismo e modernismo, vive a penar com o fastio. Um leite não autêntico e alterado sendo ensinado na igreja causa problemas de saúde na vida dos cristãos; fastio crônico um desinteresse total pela leitura da Palavra de Deus; fica debilitado e fraco. Se nos desviarmos da Palavra, podemos esperar que todo tipo de doença se apodere de nós; Mas, a não adulterada Palavra de Deus nos ajudara e fortalecera. Portanto, devemos comer a Palavra e obedecer à Palavra e então cresceremos.

(*) – Hino do Cantor Cristão 301

===============================
Autor: A.W.Tozer
Revisão/Adaptação: C.D.F.Lins.
© 2014 - Missão Batista do Caminho no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!

“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Ju...