TEMA DO MOVER:
Vivendo Como Um Cristão
TEMA DA LIÇÃO
5 - A Diferença Fundmental entre o Cristão e o Não-Cristão
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - I Pedro 1.22.
"Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade pelo Espírito, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,".
PONTOS SALIENTES:
(1) - POR ONDE COMEÇA A PURIFICAÇÃO?
Sempre que há uma ordem na Bíblia, vem sempre reverberado de uma razão dada anteriormente. Por isso que se diz " Já que tendes sido purificado vossas almas...amai-vos..."
A maioria das religiões do mundo começa com o externo. O ponto de início delas geralmente é uma dieta, uma vestimenta, práticas ascéticas ou celebrações de dias. Começando pelos dedos, eles esperam atingir o coração. Assim são as religiões do mundo.
Muitos hoje querem ser um Yogue; como exemplo os atores e artistas de Hollywood. Yogues são aqueles que praticam yoga. O Yogue começa por fora, e, através de certas práticas e posturas corporais, controla sua respiração. Depois de ter sua respiração sob controle, ele controla seus pensamentos e, lentamente, trabalha em direção ao seu homem interior. A esperança é que ele mudará a si mesmo, e purificará sua alma através de algo que ele faz no exterior.
Isto é exatamente contrário às Escrituras. Começar do lado de fora e então trabalhar em direção ao centro é desconhecido do Novo Testamento. Esta foi a diferença entre Nosso Senhor Jesus Cristo e os fariseus. Os fariseus estavam preocupados como exterior, enquanto Jesus considerava mais importante o interior. Os fariseus pensavam que através de práticas externas poderiam mudar seu interior. Jesus sabia mais que eles, e confrontou a posição deles durante todo seu ministério. Ele ensinou que era o coração que importava. O interior é que interessa, e quando o interno está sadio, o lado de fora se alinha perfeitamente. Esta também é a diferença entre as doutrinas modernistas e as religiões liberalistas. Elas adotam aos seus adeptos um treinamento e muita execução de educação religiosa.
A educação religiosa no melhor das hipóteses, está treinando homens e mulheres para pensar certo e agir certo. Certamente, não é para ser desacreditado, e sim almejado. Mas sem a secreta e misteriosa mudança interna, toda essa mudança externa será finalmente considerada desperdiçada. Portanto, a partir de nossos estudos da Bíblia que a fé de Cristo começa no centro, coração e mente, e progride para a conduta exterior. Devemos está seguros a concluir que se o coração não for alcançado, todo a profissão de religião é completamente vã. Se o coração for mudado ou alcançado, então a declaração religiosa assume sentido. Você pode juntar todas as igrejas da cidade, ser batizado de todos os modos conhecidos e celebrar todo santo dia do Calendário Cristão, e ainda está perdido, se você não for modificado por dentro.
Há uma profunda purificação da vida interior que é necessário antes que tenhamos qualquer direito de acreditar que nossa declaração religiosa é válida. Agora a questão é: Como o homem interior é purificado?
(2) - A VERDADE SOBRE PURIFICAÇÃO
Os Hindus praticam a purificação da alma banhando-se no Rio Ganges. Mas é um engodo, pois o máximo que conseguem é um banho externo; e o Rio Ganges é poluído demais para purificar alguém. Os hindus estão buscando a coisa certa, mas pelo caminho errado! E nunca vão alcançá-lo, infelizmente. É como ir p'ra Tabatinga baixando o Rio Solimões.
Talvez, alguém possa argumentar, "mas eles são bons". Isso não faz qualquer diferença ser bom, pois estão buscando pelo caminho errado. E o cristão sabe qual é o caminho certo: Cristo Jesus Nosso Senhor!!! Só o seu Espírito pode purificar-nos no interior (do seu batismo que iria dar)! Pois aquele que n'Ele crê, flui um Rio de seu interior (cf João 7. 38, 39). A água que batizamos não purifica, mas o ordenador do batismo pode purificar. Pois ao sermos unidos no batismo a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, seu Rio que bebemos nos lava e renova (vf Tito 3.5,6).
Para milhares de pessoas, o diabo deu meia-volta em seus veículos e elas não o sabem. Estão pisando fundo no pedal do acelerador e concordando lindamente, imaginando que estão indo para onde querem ir porque estão fazendo bons progressos. Mas não estão indo na direção certa.
O Yogue está assumindo a validação de uma doutrina errônea de que a cabeça é purificada começando de fora. Ao passo que a Escritura afirma que o coração é purificado primeiro, e todas as coisas vêm depois disso. Como purificar nosso coração? Obedecendo à Verdade.
(3) - A OBEDIÊNCIA PURIFICA A FÉ
A palavra OBEDIÊNCIA não é popular hoje. Há uma desobediência generalizada; filhos desobedecem seus pais; cidadãos desobedecem as leis de trânsito; políticos burlam as leis; os crentes quando obedecem muitas vezes somente o que não interferem em suas vidas pessoais e em quando lhes bem convier. Mas é algo bom: OBEDECER À VERDADE.
Há dois lados da purificação: OBEDECER & CRER. Atos 15:9 afirma "[Deus] purificando os corações deles pela fé" e em nosso texto Pedro diz "vendo que purificastes vossas almas na obediência à verdade". Não há aqui contradição. pois temos a fé e as obras. Pois o fim da fé é a obediência. Se somos crentes, somos filhos da obediência. Os filhos da desobediência, não são de Deus (cf Ef 2.1,2). Há uma imensa alegria para o crente quando obedece a Deus em sua palavra. Sua palavra é a verdade; e a mentira, o engano e a falsidade são impurezas ou contaminação espirituais. Permitindo que a Verdade seja dominante em sua vida o cristão se parece com Jesus que é cheio de graça e de verdade (vf João 1.14). A muitos em igrejas atuais lhes falamos de novo nascimento, purificação interior não entendem o que são essas coisas maravilhosas porque não experimentam ainda, não sabem o que é isso. Estão alienados da vida de Deus (vf Ef 4.17, 18), mas bem ajustados com a mentalidade do mundo (cf Rm 12.2). Não é assim mais que deve o cristão viver!
Fé tem que ter obras,e obras tem que ter fé. Se a fé não tiver obras, ela é morta. Se a obra não tiver fé, é obra morta. O capitulo 11 de Hebreus é o capítulo da fé, mas o cristão pode reparar que também é o capítulo das obras. “Pela fé Abel ofereceu sacrifício mais excelente do que Caim...”(Heb 11.4). Ele ofereceu pela fé, mas sua obra baseada na sua fé, na revelação que Deus lhe deu, tornou sua obra (sacrifício) mais excelente. “Pela fé Enoque foi transladado”(v.5), mas pelas obras o fez não mais ser encontrado. “Pela fé Noé...preparou uma Arca”(v.7), mas a construção da Arca foi sua obra de fé.
O apenas crer como muitos evangélicos preconizam, mostra uma fé inoperante. Obedece-se à fé enquanto se executa o que ela – a fé – enfoca. Fazemos mudanças em nossos pensamentos e nas nossas vidas baseada na fé na verdade. Porém,vejamos como a ordem da mensagem do Evangelho se estabelece: Arrependei-vos e crede (vf Marcos 1.15). Primeiro ajustamos uma pura disposição mental para crer e operar com os frutos do arrependimento (cf Mat 3.8). E a obediência à verdade purifica a fé do cristão. O cristão tem a fé refinada pela sua obediência à verdade bíblica. Quando ele excuta o que seu coração acha, acaba sendo decepcionado pelo engano do seu coração. Coração se purifica pela verdade da Palavra como disse Nosso Senhor –“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (vf Jo 17.17). Hebreus 11 não é apenas o capítulo da fé, mas também das obras.
Alguém poderia dizer, “isto está ensinando o poder do carácter humano em fazer o bem”. Não, não está, porque Pedro diz “através do Espírito”. Deus nunca ordena retidão sem dar poder(a graça) para ser reto. O cristão real que tem sido renovado por dentro e purificado em sua alma não confia na carne. O cristão sabe que nunca a carne o levará a lugar algum, pois ela para nada aproveita (cf João 6.63). Ele sabe que as obras da Lei deve ser preenchidas em nós que andamos no Espírito, e não na carne. Os que estão na carne, não conseguem ter fé muito menos agradar a Deus (vf Rm 8.8; Heb 11.6).
(4 ) - O AMOR VERDADEIRO
O Ap Pedro segue dizendo “em amor não fingidos dos irmãos”. Tudo isso nos leva a que? Essa palavra “não fingido”, é uma palavra interessante. Uma sociedade não regenerada finge seu amor mais que tudo. Políticos fingirão seu amor, beijarão seu bebê e darão aquele abraço; eles parecem que amam tanto, mas tudo por puro interesse. E os bajuladores e os que rapidamente mostram amor, estejamos cautelosos. Quando começa amor de bajulação, é amor fingido. Nós saudamos nossos irmãos com Graça e Paz nos momentos de confraternização, mas Deus sabe bem que alguma dessas vezes que saudamos pode ser uma saudação hipócrita. Nosso Senhor diz que a hipocrisia é infernal (cf Mat 24.51; Mc 7.6).
O Espírito Santo nos dar o Amor que é real. O amor real não está sempre bajulando. O amor real algumas vezes repreende. A Escritura diz, “Porque o Senhor repreende ao que ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”(cf Pv 3.12).
“Vede agora que vos ameis uns aos outros”( I Pe 1.22).Obviamente, este amor não é uma planta selvagem, mas o amor deve ser cultivado. Devemos orar, buscar a Palavra, obedecer, crer e humilhar a nós mesmos, abrir nossa mente para a obra do Espírito Santo. E então o amor verdadeiro fluirá. Como? Com o coração puro; e o único coração que ama com o coração puro, quando ele se purifica do egoísmo. E o coração purificado pelo Espírito Santo tem o egoísmo destituído. Pois o amor real não é fingido e não pede algo em troca.
O capim vai crescer, mas o amor tem que ser cultivado, numa terra sarada pela graça renovadora e lavadora do Espírito de Cristo, o Espírito da Verdade (cf João 14.17). Isso é tão sublime que o mundo moderno sabe pouco ou nada sobre isso.
Este amor verdadeiro é para ser demonstrado “fervorosamente”. Deus odeia tudo que é pela metade. Ele não se compraz naquele com mente dividida. Como vemos o homem de ânimo dobre de Tiago 1:8; nos VS , 7 que o de mente dividida é como onda do mar impelida e agitada pelo vento, e que este homem não deve ter a pretensão que irá receber algo de Deus. Pelo profeta Oséias reclamou de Efraim(Reino de Israel – Os 7.8) ao ilustrar o bolo que é assado ou frito só pero um só lado. O Senhor abomina coisas cozidas pela metade. Ele o quer cozido por inteiro.
Então João fala sobre ser morno. É um meio cristão - meio pecador e meio cristão! Cremos isto: DEUS VARRERÁ A COISA TODA JUNTA. Deus não aproveita com esse tipo de crente. Ele disse para sermos cheios com a metade da plenitude do seu Santo Espírito? Nunca. Cheios da plenitude de Deus, Ele disse, não metade da plenitude. Ele nos dá uma salvação inteira, não uma meia salvação. E Ele espera que nosso amor seja um amor inteiro, fervoroso, e não metade frio. “Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.” (cf Ap 3.16).
Pensemos nisso. Cuide que você tenha purificado sua alma na verdade pelo Espírito com esse propósito: O AMOR PELOS IRMÃOS. Cuide dele para que seja efetivo, e você realmente ame ao outro fervorosamente com um coração puro. Somente um coração de visão límpida enxerga Deus e seu próximo como irmão em amor. Coração puro tem a luz da vida do amor e ver seu irmão. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.” (cf I João 5.14)
(*) – Hino do Cantor Cristão 380
===============================
Autor: A.W.Tozer
Revisão/Adaptação: C.D.F.Lins.
© 2014 - Missão Batista do Caminho no Brasil.
Anabatista - Sabatariano - Sinergista - Continuista - Amilenista - Pacifista - Ecologista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!
“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Ju...

-
Se Jesus tivesse morrido na sexta-feira como dizem a maioria dos evangélicos, ele teria que ressuscitar somente na segunda-feira a tardinha ...
-
MOTIVO - 1 NOSSA FÉ É BÍBLICA : primeiramente guardamos o Sábado porque está escrito o claro mandamento de Deus na Bíblia (vf Êx 20). Em...
-
Texto Chave: "Somente empenha-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne." - De...
Nenhum comentário:
Postar um comentário