Declaração de Doutrina-2
Quem disse que declaração de fé está ultrapassada. Pois está enganado quem pensa assim. Paulo desde já na igreja primitiva disse, precavendo ao neopastor Temóteo: "TEM CUIDADO DE TI E DA DOUTRINA, POIS ASSIM SALVARÁS TANTO A TI QUANTO OS QUE TE OUVEM".
Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:
1º - A aceitação das Escrituras Sagradas como única regrade fé e conduta.
2º - O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e, biblicamente, batizadas.
3º - A separação entre igreja e estado.
4º - A absoluta liberdade de consciência.
5º - A responsabilidade individual diante de Deus.
6º - A autenticidade e apostolicidade das igrejas.
Caracterizam-se também os batistas pela intensa e ativa cooperação entre suas igrejas. Não havendo nenhum poder que possa constranger a igreja local, a não ser a vontade de Deus, manifestada através de seu Santo Espírito, os batistas, baseados nesse princípio da cooperação voluntária das igrejas, realizam uma obra geral de missões, em que foram pioneiros entre os evangélicos nos tempos modernos; de evangelização, de educação teológica, religiosa e secular; de ação social e de beneficência. Para a execução desses fins, organizam associações regionais e convenções estaduais e nacionais, não tendo estas, no entanto, autoridade sobre as igrejas; devendo suas resoluções ser entendidas como sugestões ou apelos.
Para os batistas, as Escrituras Sagradas, em particular o Novo Testamento, constituem a única regra de fé e conduta, mas, de quando e quando, as circunstâncias exigem que sejam feitas declarações doutrinárias que esclareçam os espíritos, dissipem dúvidas e reafirmem posições. Cremos estar vivendo um momento assim no Brasil, quando uma declaração desse tipo deve ser formulada, com a exigência insubstituível de ser rigorosamente fundamentada na palavra de Deus.
Os discípulos de Jesus Cristo que vieram a ser designados pelo nome batista se caracterizavam pela sua fidelidade às Escrituras e por isso só recebiam em suas comunidades, como membros atuantes, pessoas convertidas pelo Espírito Santo de Deus. Somente essas pessoas eram por eles batizadas e não reconheciam como válido o batismo administrado na infância por qualquer grupo cristão, pois, para eles, crianças recém-nascidas não podiam ter consciência de pecado, regeneração, fé e salvação. Para adotarem essas posições eles estavam bem fundamentados nos Evangelhos e nos demais livros do Novo Testamento. A mesma fundamentação tinham todas as outras doutrinas que professavam. Mas sua exigência de batismo só de convertidos é que mais chamou a atenção do povo e das autoridades, daí derivando a designação "batista" que muitos supõem ser uma forma simplificada de "anabatista", "aquele que batiza de novo". A designação surgiu no século XVII, mas aqueles discípulos de Jesus Cristo estavam espiritualmente ligados a todos os que, através dos séculos, procuraram permanecer fiéis aos ensinamentos das Escrituras, repudiando, mesmo com risco da própria vida, os acréscimos e corrupções de origem humana.
Fundamentação Bíblica
I-DAS ESCRITURAS Cremos que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados; que é um tesouro perfeito de instrução celestial, tendo Deus por seu verdadeiro autor; que tem por objetivo a salvação dos homens; que o seu conteúdo é a verdade sem qualquer mescla de erro; que revela os princípios pelos quais Deus nos julgará e por isso é, e continuará sendo até ao fim do mundo, o verdadeiro centro da união cristã e padrão supremo pelo qual toda a conduta, credos e opiniões dos homens devem ser julgados
(II Tm. 3:16, 17; II Pe. 1:21; II Sam. 23:2; At. 1:16; 3:21; Jo. 10:35; Rm. 3:1, 2; Lc. 16:29-31; SI. 119:111; II Tm. 3:15; I Pé. 1:10, 12; At. 11:14; Rm. 1:16; Mc. 16:16; Jo. 5:38, 39; Pv. 30:5, 6; Jo. 17:17; Ap. 22:18,19; Rm. 3:4; Rm. 2:12; Jo. 12:47,48; I Co. 4:3,4; Lc. 10:10-16; 12:47,48; Fl. 3:16; Ef. 4:3-6; Fl. 2:1, 2; I Co. 1:10; I Pé. 4:11; I Jo. 4:1; Is. 8:20; I Ts. 5:21; II Co. 13:5; At. 17:11; I Jo. 4:6; Jd. 1:3; Ef. 3:17; SI. 119:59,60; Fl. 1:9-11).
II-DO VERDADEIRO DEUS Cremos que há um e somente um Deus vivo e verdadeiro, Espírito infinito e inteligente, cujo nome é Jeová, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso em santidade e digno de toda honra, confiança e amor; que na Unidade Divina há três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em todas as perfeições divinas e que executam ofícios distintos mas harmônicos na grande obra da Redenção .
(Jo. 4:24; SI. 147:5; SI. 83:18; Hb. 3:4; Rm. 1:20; Jr. 10:10; Êx. 15:11; Is. 6:3; I Pé. 1:15, 16; Ap. 4:6-8; Mc 12:30; Ap. 4:11; Mt. 10:37; Jr. 12:2; Mt. 28:19; Jo. 15:26; I Co. 12:4-6; I Jo. 10:30; Jo. 5.17; 14:23; 17:5,10; At. 5:3,4; I Co. 2:10,11; Fl. 2:5, 6; Ef. 2:18; II Co. 13:13; Ap. 1:4,5).
III-DO ESPÍRITO SANTO Cremos que o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Ele inspirou homens santos da antiguidade para escrever as Escrituras. Capacita homens através de iluminação a compreender a verdade. Exalta a Cristo. Convence do pecado, da justiça e do juízo. Atrai homens ao Salvador e efetua regeneração. Cultiva o caráter cristão, conforta os crentes e concede os dons espirituais pelos quais eles servem a Deus através de Sua Igreja. Sela o salvo para o dia da redenção final. A presença dEle no cristão é a segurança de Deus para trazer o salvo à plenitude da estatura de Cristo. Ele ilumina e reveste de poder (Batismo no Espírito Santo) o crente e a Igreja para a adoração, evangelismo e serviço.
(Gn. 1:2; Jz. 14:6; Jo. 26:13; SI. 51:11; 139:7; Is. 61:1-3; Jl. 2:28-32; Mt. 1:18; 3:16; 4.1; 12:28-32; 28:19; Mc. 1:10,12; Lc. 1:35; 4:1,18, 19; 11:13; 12:2; 24:49; Jo. 4:24; 14:16, 17,26; 16:7-14; At. 1:8; 2:1-4, 38; 4:31; 5:3; 6:3; 7:55; 8:17, 39; 10:44; 13:2; 15:28; 16:6; 19:1-6; Rm. 8:9-11; 14:16, 26, 27; I Co. 2:10-14; 3:16; 12:3-11; Gl. 4:6; Ef. 1:13,14; 4:30; 5:18; I Ts. 5:19; I Tm. 3:16; 4:1; II Tm. 1:14; 3:16; Hb. 9:8, 14; II Pe. 1:21; I Jo. 4:13; 5:6, 7; Ap. 1:10; 22:17).
IV-DA QUEDA DO HOMEM Cremos que o homem foi criado em santidade, sob a lei do seu Criador, mas caiu desse estado santo e feliz, por transgressão voluntária, em conseqüência da qual toda a humanidade tornou-se pecadora, não por constrangimento, mas por livre escolha, sendo por natureza destituída completamente daquela santidade que a Lei de Deus requer, e positivamente inclinada à prática do mal, estando, sem defesa nem excusa, condenada com justiça à ruína eterna.
(Gn. 1:27, 31; Ec. 7:29; At. 17:26; Gn. 2:16; Gn. 3:6-24; Rm. 5:12; Rm. 5:19; Jo. 3:6; SI. 51:5; Rm. 5:15-19; 8:7; Is. 53:6; Gn. 6:12; Rm. 3:9-18; Rm. 1:18,32; 2:1-16; Gl. 3:10; Mt. 20:15; Ez. 18:20; 3:19; Gl. 3:22).
V-DO MEIO DA SALVAÇÃO Cremos que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça pela mediação do Filho de Deus, o qual, segundo desígnio do Pai, assumiu livremente nossa natureza mas sem pecado, honrou a lei divina pela Sua obediência pessoal, e por Sua morte realizou completa expiação dos nossos pecados; que, tendo ressurgido dos mortos, está agora entronizado nos céus e que, unindo em sua maravilhosa pessoa a mais terna simpatia com a perfeição divina, está completamente capacitado para ser o Salvador adequado, compassivo e todo-suficiente dos homens.
(Ef. 2:5, 8,9; Mt. 18:11; l Jo 4:10; I Co. 3:5,7; At. 15:11; Jo. 3:16; Jo. 1:1-14; Hb. 4:14; 12:24; Fl. 2:6,7; Hb. 2:9, 14; II Co. 5:21; Is. 42:21; Fl. 2:8; Gl. 4:4,5; Rm. 3:21; Is. 53:4,5; Mt. 20:28; Rm. 3:21; 3:24, 25; I Jo. 4:10; 2:2; I Co. 15:1-3; Hb. 9:13-15; Hb. 1:3, 8; 8:1; Cl. 3:1-4; Hb. 7:25; Cl. 2:9; Hb. 2:18; 7:26; SI. 89:19; SI. 34).
VI-DA JUSTIFICAÇÃO Cremos que a grande bênção do Evangelho, que Cristo assegura aos que nEle crêem, é a Justificação; que esta inclui o perdão dos pecados e a promessa da vida eterna, baseada nos princípios da justiça; que é conferida, não em consideração de quaisquer obras justas que tenhamos feito. Mas exclusivamente pela fé no sangue do Redentor que, em virtude dessa fé, a perfeita justiça de Cristo é livremente imputada por Deus; que ela nos leva ao estado da mais abençoada paz e favor com Deus e nos assegura todas as outras bênçãos necessárias para o tempo e a eternidade .
(Jo. 1:16; Ef. 3:8; At. 13:39; Is. 53:11, 12; Rm. 8:1; Rm. 5:9; Zac. 13:1; Mt. 9:6; At. 10:43; Rm. 5:17; Tt. 3:5,6; I Jo. 2:25; Rm. 5:21; Rm. 4:4, 5; 5:22; 6:23; Fl. 3:8,9; Rm. 5:19; 3:24-26; 4:23-25; I Jo. 2:12; Rm. 5:1-3,11; I Co. 1:30,31; Mt. 6:23; I Tm. 4:8).
VII-DA GRATUIDADE DA SALVAÇÃO Cremos que as bênçãos da salvação cabem gratuitamente a todos por meio do Evangelho; que é dever imediato de todos aceitá-las com fé obediente, cordial e penitente, e que nada impede a salvação, ainda mesmo do maior pecador da terra, senão sua perversidade inerente à voluntária rejeição do Evangelho, a qual agrava a sua condenação.
(Is. 55:1; Ap. 22:17; Lc. 14:17; Rm. 16:26; Mc. 1:15; Rm. 1:15,17; Jo. 5:40; Mt. 23:27; Rm. 9:32; Pv. 1:24; At. 13:46; Jo. 3:19; Mt. 11:20; Lc. 19:27; II Ts. 1:8).
VIII-DA GRAÇA DA REGENERAÇÃO Cremos que os pecadores para serem salvos precisam ser regenerados, isto é, nascer de novo; que a regeneração consiste na outorga de uma santa disposição à mente, e que isso se efetua pelo poder do Espírito Santo de um modo que transcende a nossa compreensão, em conexidade com a verdade divina, de maneira a assegurar-nos nossa obediência voluntária ao Evangelho; que a evidência da regeneração transparece nos frutos santos do arrependimento e da fé e em novidade de vida .
(Jo. 3:3, 6, 7:1 Co. 2:14; Ap. 21:27; II Co. 5:17; Ez. 36:26; Dt. 30:6; Rm. 2:28,29; Rm. 5:5; I Jo. 4:7; Jo. 3:8; Jo. 1:13; Tg. 1:16-18; I Co. 1:30; Fp. 2:13; I Pé. 1:20,25; I Jo. 5:1; I Co. 12:3; Ef. 4:20-24; Cl. 3:9-11; Ef. 5:9; Rm. 8:9; Gl. 5:16-23; Ef. 2:14-21; Mt. 3:8-10; 7:20; I Jo. 5:4)
IX-DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ Cremos que o arrependimento e a fé são deveres sagrados e também graças inseparáveis, originadas em nossas almas pelo Espírito regenerador de Deus; que, sendo por essas graças convencidos profundamente de nossa culpa, perigo e incapacidade, bem como do caminho da salvação por Cristo, voltamo-nos para Deus com sincera contrição, confissão e súplica por misericórdia, recebendo ao mesmo tempo de coração o Senhor Jesus Cristo como nosso Profeta, Sacerdote e Rei, e confiando somente nEle como o único e auto-suficiente Salvador .
(Mc 1:15; At 11:18; Ef. 2:8; I Jo. 16:8; At. 2:37,38; At. 16:30,31; Lc. 18:13; 15:18-21; Tg. 4:7-10; II Co 7:11; Rm 10:12-13; SI. 51; Rm 10:9-11; At. 3:22-23; Hb. 4:14; SI. 2:6; Hb. 1:8; 7:25; II Tm. 1:12)
X-DO PROPÓSITO DA GRAÇA DE DEUS Cremos que a Eleição é o eterno propósito de Deus, segundo o qual Ele gratuitamente regenera, santifica e salva pecadores; que esse propósito, sendo perfeitamente consentâneo com o livre arbítrio do homem, compreende todos os meios que concorrem para esse fim. Que é gloriosa manifestação da soberana vontade de Deus que é infinitamente livre, sábia, santa e imutável; que exclui inteiramente a jactância e promove a humildade, o amor, a oração, o louvor, a confiança em Deus, bem como a imitação ativa de sua livre misericórdia; que encoraja o uso dos meios de santificação no grau mais elevado e pode ser verificada por seus efeitos em todos aqueles que realmente crêem no Evangelho; que é o fundamento de segurança cristã e que o verificá-la. a respeito de nós mesmos exige e merece a nossa maior diligência
(II Tm. 1:8,9; Ef. 1:3-14; I Pe. 1:1,2; Rm. 11:5,6; Jo. 15:16; I Jo. 4:19; II Ts. 2:13,14; At. 13:48; Jo. 10:16; Mt. 20:16; At. 15:14; Êx. 33:18,19; Mt. 20:13; Ef. 1:11; Rm. 9:23, 24; Jr. 31:3; Rm. 11:28,29; Tg. 1:17,18; II Tm. 1:9; Rm. 11:32-36; I Co. 4:7; 1:26,31; Rm. 3:27; 4:16; Cl. 3:12; I Co. 3:3,7; 15:10; I Pe. 5:10; At. 1:24; II Ts. 2:13; I Pe. 2:9; Lc. 18:7; Jo. 15:16; Ef. 1:16; I Ts. 2:12; II Tm. 2:10; I Co. 9.22; Rm. 8:28, 30; Jo. 6:37-40; II Pe. 1:10; I Ts. 1:4-10; Tg. 2:18; Jo. 14:23; Rm. 8:28-30; Is. 42:16; Rm. 11:29; Fl. 3:12; Hb. 6:11).
XI-DA SANTIFICAÇÃO Cremos que a Santificação é o processo pelo qual, de acordo com a vontade de Deus, somos feitos participantes de Sua santidade; que é uma obra progressiva que se inicia na regeneração; que é continuada nos corações dos crentes pela presença do Espírito Santo, o Confirmador e Confortador, no uso contínuo dos meios indicados, especialmente a Palavra de Deus, o exame próprio, a renúncia, a vigilância e a oração.
(I Ts. 4:3; 5:23; II Co. 7:1; 13:9; Ef. 1,4; Pv. 4:18; Hb. 6:1; II Pe. 1:5-8; I Jo. 2:29; Rm. 8:5; Io. 3:6; Fl. 1:9-11; Ef. 1:13,14; Fl. 2:12,13; Ef. 4:11,12; I Pe. 2:2; II Pe. 3:18; II Co. 13:5; Lc. 11:35; 9:23; Mt. 26:41; Ef. 6:18; 4:3)
XII-DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS Cremos que só são crentes verdadeiros aqueles que perseveram até o fim; que a sua ligação perseverante com Cristo é o grande sinal que os distingue dos que professam superficialmente; que uma Providência especial vela pelo seu bem-estar e que são guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação.
(Jo. 8:31; I Jo. 2:27, 28; 3:9; 5:18; Mt. 13:20, 21; Jo. 6:66-69; Rm. 8:28; Mt. 6:30-33; Jr. 32:40; SI. 19:11,12; 121:3; Fl. 1:6; 2:12,13; Jd. 24; Hb. 1:14; 13:5; I Pe. 1:5; Ef. 4:30).
XIII-DA HARMONIA ENTRE A LEI E O EVANGELHO Cremos que a Lei de Deus é a regra eterna e imutável de seu governo moral; que é santa, justa e boa, e que a incapacidade atribuída pelas Escrituras ao homem decaído para cumprir os seus preceitos, deriva inteiramente do amor que ele tem pelo pecado; que um dos grandes objetivos do Evangelho e dos meios da graça relacionados com o estabelecimento da igreja visível é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los, através de um Mediador, à obediência sincera à santa lei .
(Rm. 3:31; Mt. 5:17; Lc. 16:17; Rm. 3:20; 4:15; Rm. 7:12; 7:7, 14, 22; Gl. 3:21; SI. 19:7-11; Rm. 8:2-4; 10:4; I Tm. 1:15; Hb. 8:10; Jd. 20:21; Mt. 16:17,18; I Co. 12:28).
XIV-DA IGREJA EVANGÉLICA Cremos que uma igreja visível de Cristo é uma congregação de crentes batizados, que se associam por um pacto na fé e comunhão do Evangelho; que observam as ordenanças de Cristo e são governados por Suas leis; que usam os dons, direitos e privilégios a eles concedidos pela Palavra; que seus únicos oficiais, segundo as Escrituras, são os bispos ou pastores e os diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão definidos nas Epístolas a Timóteo e a Tito .
(Mt. 18:17; I Co. 1:1-13; At. 5:11; 8:11; At. 11:21; I Co. 4:17; 14:23; III Jo. 9; I Tm. 3:5; At. 2:41,42; II Co. 8:5; At. 2:47; I Co. 5:12,13; I Co. 11:2; II Ts. 3:6; Rm. 16:17-20; I Co. 11:23; Mt. 18:15-20; I Co. 5:5; II Co. 2:17; I Co. 4:17; Mt. 28:20; Jo. 14:15; Jo. 15:11; I Jo. 4:21; I Ts. 4:2; II Jo. 6; Gl. 6:2; Ef. 4:7; I Co. 14:12; Fl. 1:27; I Co. 12, 14; Fl. 1:1; At. 14:23; I Tm. 3; Tt. 1)
XV-DO GOVERNO CIVIL Cremos que o governo civil é de ordenação divina para os interesses e a boa ordem da sociedade humana, e que os magistrados devem ser objeto de nossas orações, bem como devem ser conscientemente honrados e obedecidos, exceto, exclusivamente, nas coisas que se opõem à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o único Senhor da consciência e o Príncipe dos reis da terra .
(Rm. 13:1-7; Dt. 18:18; II Sm. 23:3; Êx. 18:23; I Tm. 2:1-3; At. 5:29; Mt. 10:28; Dn. 3:15-18; 6:7-10; At. 4:18-20; Mt. 23:10; Rm. 14:4; Ap. 19:16; SI. 71:11; Rm. 14:9-13; SI. caps. 2 e 9)
XVI-DOS JUSTOS E DOS ÍMPIOS Cremos que há uma diferença radical e essencial entre os justos e os ímpios; que somente aqueles que pela fé são justificados em o nome do Senhor Jesus e santificados pelo Espírito de nosso Deus são verdadeiramente justos à face de Deus, enquanto que todos aqueles que continuam na impenitência e na incredulidade são ímpios aos Seus olhos e se encontram sob a maldição; que essa distinção permanece entre os homens quer na morte quer após a morte
(Mt. 3:18; Pv. 12:26; Is. 5:20; Gn. 18:23; Jr. 18:24; Jr. 15:19; At. 10:34,35; Rm. 6:15; Rm. 1:17; 7:6; I Jo. 2:29; 3:7; Rm. 8:18,22; I Co. 11:32; Pv. 11:31; I Pe. 4:17,18; I Jo. 5:19; Gl. 3:10; Jo. 3:36; Is. 57:21; SI. 10:4; Is. 55:6,7; Pv. 14:32; Lc. 16:25; Jo. 8:21-24; Pv. 10:24; Lc. 12:4,5; 9:23-26; Jo. 12:15,16; Êx. 3:17; Mt. 7:13,14)
XVII-DO MUNDO VINDOURO Cremos que se aproxima o fim do mundo; que no último dia, Cristo descerá dos céus e levantará os mortos do túmulo para a recompensa final; que ocorrerá então uma solene separação; que os ímpios serão entregues à punição sem fim e os justos à bem-aventurança para sempre; e que esse julgamento, baseado nos princípios da justiça, determinará o estado final dos homens no céu ou no inferno .
(I Pe. 4:7; I Co. 7:29,31; Hb. 1:10-12; Mt. 25:31; I Jo. 2:17; Mt. 28:20; 13:39-40; II Pe. 3:3-13; At. 1:11; Ap. 1:7; Hb. 9:28; At. 3:21; I Ts. 4:13-17; 5:1-11; At. 24:15; I Co. 15:12,58; Lc. 14:14; Dn. 12:2; Jo. 5:28-29; 6:40; 11:25-26; II Tm. 1:10; At. 10:42; Mt. 13:37-43; 24:30; Ap. 22:11; I Co. 6:9,10; Mc 9:43-48; II Pe. 2:9; Fl. 3:19; Rm. 3:5; 6:22; II Co. 4:18; 5:10,11; Jo. 4:36; II Ts. 1:6-12; Hb. 6:1-2; I Co 4:5; At. 17:31; Rm. 2:2-16; Ap. 20:11-12; I Jo 2:28; 4:17)
Anabatista - Sabatariano - Sinergista - Continuista - Amilenista - Pacifista - Ecologista
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