sexta-feira, 12 de setembro de 2025

I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!

“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; ² e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” – cf 1 João 2:1, 2


No passado os batistas eram divididos em particulares e gerais. Estes criam na expiação geral na qual se firma na crença que Cristo fez seu sacrifício expiatório a favor de todos; aqueles outros, ensinavam que Cristo morrera apenas pelos eleitos, fundamentados nos pontos dogmáticos do calvinismo. Os gerais admitiam que Cristo morrera por todos, mas não todos haveriam de ser salvos, pois dependería da fé e da decisão de cada indivíduo! Os particulares criam e hoje ainda há aqueles que crêem que, apenas os eleitos decidirão positivamente ao lado de Cristo através do que eles denominam ‘chamada eficaz’ ou a também chamada ‘graça irresistível’.

Mas o texto que vemos do Ap João não exclusivisa a propiciação da morte e do sacrifício de Cristo na cruz sotanto aos eleitos, mas a todos. No entanto vemos em I João 2.1, 2 que Cristo como advogado diante do Pai defende os crentes no seu nome e dar-nos a saber que esse ministério de mediador e advogado pode está propício não apenas aos crentes, mas aos indivíduos fora da fé que caso possam também vir a crê no seu Nome!

O Ap Paulo, apesar de ser muito citado e estudado por seus escritos, e seus escritos como base para posições da expiação particular, também não chega a ser um ‘batista particular’ ou ‘calvinista’, pois em I Timóteo 2.1-7, reitera a “Doutrina dos apóstolos” da expiação geral, a mediação advogal de Cristo e atrela esse posicionamento ao seu ministério da pregação do Evangelho. Isto é, a pregação que declara que Cristo por sua obra é propícia a todos faz parte do conteúdo da Mensagem do Evangelho.

Vide:

“³ Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, ⁴ o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. ⁵ Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, ⁶ o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. ⁷ Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.” – 1 Timóteo 2:3-7

Portanto, a propiciação que Cristo traz não é exclusivista, mas pode alcançar a todos que estejam fora da fé e da comunhão, isto é, no mundo. Para tanto podemos entender que sua propiciação é de forma especial a nós os que cremos e oferecida pelo Evangelho aos não crentes. Essa propiciação opera nos crentes em Cristo, mas pode vir a ser ficaz inclusive aos que vierem a crê por meio de Sua Palavra. É pela Graça, uma graça ofertada, mas não forçada! (vf Ef 2.8). Paulo informa que Deus ‘deseja’ que todo homem chegue ao pleno conhecimento da verdade. O conhecimento dessa verdade para a vida eterna (vf João 17.3) só vem pela pregação do Evangelho, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir pela pregação de Cristo (vf Rm 10.17)! O Ap Paulo estava conscio que precisava pregar o evangelho e não podia ofender o sabemos de João 3.16, 17 – “¹⁶ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ¹⁷ Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.“


Amém.

Graça & Paz a todos!

©2025 – Lins, C.D.F, Pastor Batista

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Ingerir Sangue e Infundir Sangue Há Diferença?

 


Texto Chave:

"Somente empenha-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne." - Deut 12:26

Textos Fundamentais:

Gen 9:4; Deut. 12:26; Lev 17:14; 19:26;

Podemos ver na imagem ilustrativa um prato feito a base de sangue e um pedaço de macaxeira(mandioquinha, ou aipim); deveras atrativo e apetitoso. Provavelmente de 'galinha cabidela'!

Pratos Populares Feitos Ao Sangue:

  • Galinha Cabidela
  • Sarapatel (Alguns)
  • Sarabulho
  • Linguiça de Sangue
  • Sangue de Porco Cozido
  • Xouriço de Sangue
Há polêmica sobre comer sangue ou não; o caso cresce quando o assunto é a infusão pela ddenominada 'Transfusão de Sangue'. Os evangélicos que se consideram não-heréticos se dividem quanto ao 'comer' ou 'não-comer' alimentos preparados à base de sangue de animais! Dentre estes que proíbem seus discípulos de não-comerem esses pratos feitos ao sangue, porém todos consideram a Infusão sanguínea dentro da norma!

Temos o texto de discípulo médico Lucas em Atos que relata um Concílio sobre questões da leis judaicas entre gentios alcançados com o Evangelho de Jesus Cristo. Encontramos a transmissão da decisão do Concílio realizado em Atos 15.20, também em Atos 21:25 que reintera ou confirma o posicionamento da Igreja de Cristo.

"Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas." - Atos 21:25

Vemos nessa ordem que a abstenção se refere 'do sangue' que se reporta às leis de Moisés e bem como anteriormente a Horebe! A decisão não decrimina o 'comer' e ou o 'infundir' do sangue; é, porém sintética ao restringir pelo termo 'do sangue'!

Não precisaríamos muito esforço para intelegir que a abstenção pode ser desobedecida tanto pelo ingerir pratos preparados à base de sangue de animais, quanto ao infundir o sangue humano - o que é peor do que ingerir sangue de animais! Ainda sobre isso é sabido que, os feiticeiros, bruxos e os pactuadores com Satanás  fazem ingestão de sangue em seus rituais!

Os liberadores da ingestão de sangue de animais ensinam claramente a desobediência `decisão do Concílio referido em Atos 15 que tanto ainda evocava às Letras Sangradas anteriores! Agora, quanto maior é a desobediência e absurdo e audácia abismática infundir sangue nas nossas veias. Os motivos parecem nobres das indicações da transfusão sanguínea, porém é uma clara desobediência à abstenção ordenada em Atos 15.20 e 21.25!

Prática Pós-Testamentária versus Neo-Testamentária ?!

Usando o princípio e conceito de igreja neotestamentária - o que é um redundância, pois a igreja de Cristo é um mistério revelado e inaugurado pelo Novo Testamento, não uma continuação de uma suposta igreja Vetero-Testamentária. A prática da abstenção do sangue entra no escopo da Lei de Cristo pela autoridade apostólica que durante o período deles apresentavam valor legislativo divino! Daí delimitado as doutrinas, práticas, ordens e condutas para as igrejas do Novo Testamento. É sabido que após o período apostólicos foi permitida a entrada de outras várias práticas e ensinos, chegando até os dias de hoje com o modernismo, o pós-modernismo e também o globalismo 'new-age' descaracterizando, deformando e concebendo muitas igrejas atuais já como pós-testamentárias, se não peor, como igrejas pseudo-cristãs!

Muitos usam Atos 15.20; 21:25 - contextualizando fora do ordenamento escripturístico que é Norma divina para todos as igrejas gentílicas que são neotestamentárias. Relatam como ordem apenas pontual. Vivemos numa época que as práticas e doutrinas dos teólogos famosos são postero-testamentárias, são liberais e não neo-testamentárias!

A Transfusão sanguínea para fins terapêuticos é coisa da medicina moderna. Pareceu um grande avanço, mas é um Grande Apagão da Verdade. Muitos liberam a ingestão de sangue e o mais a transfusão. A alma está no sangue, isto é, a vida como na própria escritura se verifica (vf Deut 12.23).

Apesar de minha posição particular - que por consciência - considero bíblica, sem ranço legalista e liberalismo postero-testamentário, também deixo e apelo à consciência do leitor que permita que as própria Escrituras falem sem o súbito contraditor dos metres atuais mesmo da parte d'aqueles que fazem chover fogo do céu!

Deus ilumine a todos através de Sua Verdade que é o Seu Espírito! Amém!

(c) Lins, C.D.F. - Pastor e Teólogo.




I João 2.1-2, Nega A Expiação Particular!

“¹ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Ju...